10 profissões que estão em alta no mercado de trabalho

O mercado de trabalho hoje está bem competitivo e em constante mudança. Tudo depende também da movimentação da economia em visto da necessidade do mercado, aumentou ou não de profissionais em diversas áreas e profissão que pode ou não estar...

Por Smart

22/06/2019

10 profissões que estão em alta no mercado de trabalho

Quer saber quais são as 10 profissões que estão em alta no mercado de trabalho? 

1. Especialista em Planejamento Financeiro

A pessoa que estiver nesse cargo será responsável por analisar a viabilidade financeira de projetos, além de elaborar e acompanhar os relatórios gerencias de finanças de diversas áreas de uma empresa.

O profissional deve ter um bom nível técnico da área financeira e contábil, alta capacidade de análise e concentração, além de um ótimo relacionamento interpessoal, pois lida com diversos setores da empresa.

 

2. Gerente de Vendas

Não poderia ser diferente: com o mercado brasileiro em crise, as empresas buscam profissionais capacitados para dar continuidade aos negócios e vendas de forma satisfatória. E é exatamente isso que esses profissionais fazem.

Responsável pelas vendas, aumento do faturamento e também da lucratividade da empresa, o Gerente de Vendas vem da área de Administração, Ciências Contábeis ou Economia, além de possuir cursos específicos de vendas.

 

3. Diretor de Novos Negócios

É responsável por analisar as oportunidades do mercado e formular projetos para novos serviços, produtos e aplicações. O profissional precisa ser bem inovador, pois trabalha com essa frente visando o lucro a longo prazo.

Geralmente, são profissionais com experiência em marketing e planejamento estratégico. Podem também serem de áreas como Administração e Economia, mas com especializações.

 

4. Gerente de Mídias Sociais

Este profissional gerencia e coordena os canais de comunicação online da marca, aliando-os às estratégias de vendas. O foco, na verdade, é a estratégia digital da empresa como um todo.

Como já dito anteriormente, as empresas estão investindo fortemente no meio digital. Além disso, as mídias sociais estão em crescente expansão. Quem deseja seguir na área deve ser formado em Publicidade, Jornalismo ou Marketing, além de ter uma especialização em Marketing Digital.

 

5. Engenheiro de Vendas Técnicas

A procura por vendas consultivas e especializadas está em crescente expansão. Por isso, a demanda por profissionais desta área é tão grande. Eles são responsáveis por potencializar as receitas da empresa por meio do conhecimento dos produtos e da agregação de valor.

A formação buscada é Engenharia, mas cursos de atualização e profissionalizantes na área de vendas também fortalecem o currículo.

 

6. Gerente de Acesso na Indústria Farmacêutica

Esse profissional terá funções mistas das áreas de produto e comercial. Ele é o responsável por lidar com as entidades regulatórias de medicamentos, desenvolvendo estratégias de acesso nos mercados público e privado.

A maioria dos profissionais desta área possui formação na área da saúde. Porém, também é possível seguir a carreira tendo experiências em vendas e administração.

 

7. Analista de Compras

Os profissionais deste segmento são responsáveis por negociar com fornecedores e gerir as matérias-primasutilizadas pela empresa em todos os setores, seja direta ou indiretamente. A sua função é gerar novas oportunidades de negócio e minimizar os custos.

Aqui é necessário ser bem organizado, estrategista, ter jogo de cintura e ser bom negociador. O relacionamento interpessoal também é primordial, já que o profissional terá que lidar com diversas áreas.

 

8. Office Manager

Pelo mesmo motivo do tópico anterior, a demanda por profissionais que exerçam a função de Office Manager deve crescer consideravelmente. Eles trabalham com a rotina secretarial de atendimento aos executivos, além de serem responsáveis por organizar as demandas do escritório.

Profissionais com formação em Secretariado ou Administração de Empresas ganham destaque. Especializações nesta área também são boas opções para adentrar no mercado.

 

9. Analista de Desenvolvimento Organizacional

Muitas empresas pequenas e startups irão procurar por profissionais desse segmento. Eles serão responsáveis por fazer avaliações de desempenho nos funcionários, traçar trilhas de carreira e planos de sucessão, além de fazer estudos sobre a cultura empresarial.

O perfil buscado, geralmente, são pessoas formadas em Administração de Empresas ou Recursos Humanos, com especialização em Gestão de Pessoas.

 

10. Executivo de Desenvolvimento de Negócios

Este é o profissional que se relaciona com outras empresas do mesmo segmento e busca, em conjunto, desenvolver novos serviços e soluções. Ele também fica responsável por criar campanhas para ampliação dos negócios.

Conhecimentos sobre o mercado financeiro, tecnologia e análise do perfil do consumidor atual são características essenciais nesta área. A formação deve ser em Administração de Empresas ou Economia.

 

Tem vontade de seguir carreira em uma destas áreas? Tem vocação para alguma destas áreas? Bom, para chegar nesse ponto é preciso começar por baixo e ir crescendo gradativamente. Começando pelos cursos profissionalizantes até entrar na faculdade e assim seguir carreira. Acesse nossos cursos, veja qual você tem mais interesse e entre de cabeça!

 

Gostou? Compartilhe!